Antes de começarmos a conversar é necessário ficar claro que assessoria de imprensa e assessoria de comunicação não são a mesma coisa. Pois é, apesar de parecidas no conceito, na prática, elas possuem lá suas diferenças.

Em comum, o trabalho das duas assessorias está voltado para o gerenciamento e o cuidado da imagem dos assessorados – sejam eles um produto, uma pessoa ou empresa.

Contudo, uma tem como foco a divulgação e o monitoramento da empresa ou produto na imprensa, já a outra atua no desenvolvimento da comunicação entre colaboradores, clientes e mercado.

Por isso, é muito importante ter uma assessoria de imprensa ou uma assessoria de comunicação, ou até mesmo as duas, se você quer ter uma imagem positiva no mercado. Mas, calma! É comum confundir até onde vai a atuação de uma e onde começa a da outra.

Por isso, ao longo deste texto, vamos explicar direitinho o que faz cada uma delas, quais as diferenças e, porque toda marca, seja de qual tamanho for, precisa de um desses serviços. Ou dos dois.

Para ficar mais claro, vamos explicar qual o papel de cada uma.

O que faz a assessoria de imprensa?

O principal objetivo da assessoria de imprensa é a divulgação da marca junto aos jornalistas e formadores de opinião. Tornar uma empresa referência na mídia não é tarefa fácil, mas o assessor de imprensa bem preparado dá conta dessa importante missão.

A assessoria de imprensa é justamente o elo entre o seu negócio e os veículos de comunicação – jornais, TV’s, rádios, revistas, sites e blogs. E é por meio dela que você conseguirá ter uma imagem construída positivamente na mídia em geral.

Com a produção de press releases, sugestões de pautas, marcações de entrevistas e inserções na mídia, o trabalho é desenvolvido baseado em estratégias, visando a aproximação da marca com a opinião pública por meio da mídia. E, com isso, é bem provável que seu número de clientes aumente.  

Uma boa assessoria de imprensa te dará dicas essenciais sobre como se relacionar com a mídia. Esse ponto é muito importante para estabelecer sua imagem institucional.

Homem dando entrevista auxiliado por assessoria de imprensa

Qual o papel da assessoria de comunicação?

Enquanto a assessoria de imprensa é regida pelo jornalismo, a assessoria de comunicação pode ser desenvolvida por qualquer um desses profissionais: jornalistas, publicitários ou relações públicas. Ou por todos ao mesmo tempo.

E para ficar ainda mais claro: a assessoria de imprensa está debaixo do guarda-chuva maior que é a assessoria de comunicação.

Toda empresa é dividida em setores, não é?! E um desses setores é o departamento de comunicação, que gerencia toda a comunicação institucional – direcionada aos clientes, fornecedores ou colaboradores.

O papel principal desse setor é desenvolver ações corporativas para melhorar a comunicação do seu negócio, interna ou externa – sobre isso, conversaremos no próximo tópico.

Mas antes, é preciso que você entenda que a assessoria de comunicação deve estar por dentro de tudo, absolutamente tudo, o que acontece em sua empresa. E assim, atuará gerenciando o fluxo de informações entre os diversos públicos e até evitando as possíveis crises, tanto entre os colaboradores quanto junto ao público externo. 

Então vamos entender o que são essas ações…

Ações internas e externas da assessoria de comunicação

Até aqui, você já deve ter entendido que tudo se trata de comunicação. E também deve estar percebendo que precisa de uma assessoria.

Elaborar campanhas publicitárias é uma das principais demandas desse tipo de serviço. Sabe quando uma marca está em todo lugar, e que não importa para onde você olhe lembrará daquela empresa ou produto? Isso é fruto de uma boa estratégia de comunicação externa.

A assessoria de comunicação enxerga o negócio em 360 graus, visando ações de marketing internas e externas, além de estratégias de comunicação com os diversos stakeholders com os quais a marca precisa conversar.

Se você tem tido muitos problemas internos no seu negócio, com colaboradores ou fornecedores, a solução é implementar o quanto antes uma assessoria de comunicação.

É nas mãos dela que fica toda a responsabilidade da comunicação corporativa – criação de informativos internos, identidade visual, sinalização da empresa, eventos, etc.

Ufa! São muitas as funções da assessoria de comunicação. Por esse motivo ela é tão necessária para o crescimento e o reconhecimento de um negócio. 

É um trabalho aprofundado e cuidadoso que incrementa qualquer ambiente organizacional. E é o diferencial das melhores empresas.

Grupo de jovens discute plano de assessoria de comunicação

Quem cuida da imagem institucional de empresas nas redes sociais?

Chegamos a mais uma função da assessoria de comunicação. Percebeu como ela é ampla?

A presença e posicionamento digital de uma empresa, produto ou personalidade depende muito do trabalho dos assessores de comunicação e de suas equipes. 

Lembra quando falamos das campanhas de marketing? Então, a assessoria de comunicação também é responsável pelas estratégias digitais. 

Já parou para pensar quantas grandes empresas que você conhece estão presentes nas redes sociais – Instagram, Twitter, Facebook, Linkedin, entre outras – atualmente?

Estar no mundo digital é cada vez mais importante para a divulgação e promoção de empresas, marcas ou produtos. 

As pessoas estão conectadas o tempo todo. E é na internet, principalmente nas mídias sociais, que elas procuram por produtos e serviços. E o seu negócio? Ainda não está no mundo virtual? Então, você tem um problema… Mas já sabe qual é a solução, não é mesmo?

Dois em um

Uma coisa importante que você precisa saber é que, atualmente, é possível contar com os dois serviços com a contratação de uma agência de comunicação. 

Por meio de uma equipe formada pelos mais diversos profissionais, é possível realizar os dois trabalhos, orquestrando o diálogo da marca com seus mais diferentes públicos de uma forma estratégica.

Coordenada pelo assessor de comunicação, a ponte de relacionamento se mantém firme com jornalistas, formadores de opinião, influenciadores digitais, clientes e até potenciais clientes, os chamados leads. Tanto por meio de ferramentas on, quanto off-line.

O novo assessor de comunicação/imprensa atua no mundo digital com estratégias que englobam produção de conteúdo para blog, táticas de e-mail marketing, parcerias com influenciadores, monitoramento de mídias sociais, além de ranqueamento do site dos clientes. 

Chegamos ao final dessa jornada de muito aprendizado. E se você veio até aqui, percebeu que precisa investir na comunicação do seu negócio: seja divulgando-o na imprensa, melhorando a comunicação interna, incrementando seu contato com seus diferentes públicos ou sua presença no mundo digital. 

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Para conhecer um pouco mais sobre esse novo perfil do profissional da comunicação, clique aqui

Compartilhe

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Ângela Bezerra é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com MBA em Marketing Estratégico e mestrado em Antropologia. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação e é CEO da Letra A.

Fale conosco