É bastante comum uma empresa ter um bom produto no mercado, ou até realizar ações importantes para a imagem da instituição, e não saber como levar isto ao conhecimento público por meio da imprensa

Muitos acreditam ser necessário ter um contato pessoal com os jornalistas ou sempre precisar pagar para conseguir um espaço em algum veículo de comunicação. Mas há um caminho que abre oportunidades para que as notícias da marca sejam divulgadas espontaneamente, sem o viés publicitário.

 

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Estamos falando da produção e envio de um comunicado de imprensa, conhecido também como press release. Esse é um texto preparado com a intenção de divulgar algo relativo à marca, tendo como público alvo os veículos de comunicação.

Mesmo com o avanço tecnológico, o comunicado de imprensa continua sendo um instrumento bastante eficaz e interessante para ambos os lados: marca e imprensa. Pois facilita os processos de apuração do repórter no dia a dia da redação e, em contrapartida, permanece trazendo resultados reais de divulgação para as instituições, sejam públicas ou privadas.

Os melhores comunicados de imprensa são aqueles que incluem todas as informações relevantes para o público em geral e que demonstram exatamente aquilo que a empresa pretende transmitir. Por isso, vamos conversar aqui sobre como fazer um comunicado de imprensa eficaz e que seja do interesse do público e da mídia. 

O que é um comunicado de imprensa?

Comunicado de imprensa (ou press release) é um texto produzido na linguagem jornalística, que tem como propósito sugerir uma pauta para o veículo de comunicação, seja ele tradicional, como impressos ou emissora de TV, ou on-line, como um perfil em rede social. 

Como fazer um comunicado de imprensa

O conteúdo pode ser a divulgação de eventos, lançamento de novos produtos, posicionamentos da marca, ações beneficentes, esclarecimentos, entre outros. 

Um press release pode ser produzido toda vez que a instituição tenha uma informação relevante para a sociedade e que seja de interesse da mídia como fato jornalístico. Serve principalmente para chamar a atenção dos jornalistas de forma que o tema que lhes foi sugerido vire notícia e, consequentemente, a marca tenha visibilidade por meio de publicação espontânea. 

Antigamente, os comunicados eram impressos e enviados para cada veículo de comunicação. Mas hoje, o texto é compartilhado digitalmente — por e-mail ou até aplicativos de conversa.

Como fazer um comunicado de imprensa do jeito certo

O comunicado não é um texto escrito de forma aleatória. Ele tem um padrão específico, que faz com que a mensagem seja melhor compreendida, ao mesmo tempo em que deve chamar a atenção de quem vai receber. 

Um texto bem preparado, com a estratégia certa, comunica a mensagem de maneira eficiente e tem menores chances de ser desprezado na caixa de entrada de um jornalista.

 

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Durante todo o dia, os profissionais de comunicação recebem inúmeros conteúdos e você não vai querer que o seu material seja só mais um entre as dezenas recebidas diariamente, não é mesmo?

Há profissionais especializados neste contato com os veículos de informação, são os chamados assessores de imprensa. Além de ter uma boa lista de contatos, a assessoria de imprensa monta estratégias para que a marca esteja na mídia de modo espontâneo e nas melhores oportunidades.

Confira nosso texto sobre assessoria de imprensa.

Como produzir o comunicado de imprensa?

A produção em texto é a forma habitual de fazer um comunicado de imprensa, mas há ainda a possibilidade de agregar imagens, links, áudios e vídeos. É necessário reforçar que estes comunicados são direcionados para os veículos de comunicação e não para o público

Como fazer um comunicado de imprensa

Ele deve ser construído de forma que privilegie as principais informações e chame a atenção do profissional para a importância do assunto abordado.

Observe algumas orientações relevantes nesta produção textual:

  • Redigir um texto objetivo e com linguagem clara;
  • Evitar escrever na primeira pessoa;
  • Privilegiar citações diretas com o porta-voz da empresa;
  • No texto deve conter informações básicas — o quê, quem, quando, onde, porque e como;
  • Escolher um título que passe a mensagem de forma direta.

Comunicado de imprensa: pontos de atenção para não errar

Tão importante quanto saber como fazer um comunicado de imprensa, é saber o que não fazer nesse texto. Seguem algumas dicas de possíveis erros e como evitá-los.

Atenção no horário de envio

Neste contexto de produção e envio do comunicado de imprensa, é importante ter atenção para o momento de divulgação

Evite enviar nos horários mais movimentados da redação, isso pode fazer com que seu email não receba a atenção necessária.

 

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Foco na distribuição do comunicado

Enviar para todos os veículos sem dedicar atenção à linha editorial de cada um não vai trazer bons resultados de divulgação. Antes de fazer o envio é importante avaliar em qual meio de comunicação se encaixa o conteúdo e qual o canal mais adequado para ele.

Tenha disponibilidade

De que adianta divulgar uma informação e não ter disponibilidade para eventuais esclarecimentos e entrevistas sobre o assunto?

Na ocasião em que for realizar o envio, planeje seu tempo para possíveis solicitações dos veículos, como gravações, transmissões ao vivo ou entrevistas por telefone.

Como fazer um comunicado de imprensa

Para isso, é importante que sua empresa tenha um porta-voz: alguém que tenha autoridade na companhia para falar em nome da marca para a mídia. Confira nosso texto sobre essa função e como escolher a pessoa certa para ocupá-la.

Monitore os resultados

Acompanhar os resultados de um comunicado através do clipping possibilita a análise do caminho que está sendo traçado, se está havendo uma boa aceitação e como a mensagem está chegando ao público. 

O clipping também ajudará no planejamento das próximas etapas da estratégia de comunicação externa da empresa. 

Também é importante, com o auxílio de uma assessoria de imprensa, manter um bom relacionamento com a imprensa. Tanto para ser lembrado como fonte para reportagens sobre o nicho da sua empresa, como para estabelecer um laço de confiança entre as duas partes.

Gostou do nosso conteúdo? Confira também o passo a passo para a produção de um press release aqui em nosso blog. 

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Sobre o autor: Ângela Bezerra

Ângela Bezerra é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com MBA em Marketing Estratégico e mestrado em Antropologia. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação e é CEO da Letra A.

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