As datas de oportunidade fazem parte do calendário editorial de qualquer marca e tornaram-se essenciais nas estratégias de comunicação para os diversos segmentos. Mas como sair do lugar comum e conquistar engajamento em datas comerciais?

Fato é que, além de impulsionar as vendas, esses eventos sazonais oferecem oportunidades estratégicas para construir relacionamentos perenes com o público. Neste artigo, vamos compreender sua importância e compartilhar estratégias de abordagens personalizadas para o seu negócio.

Desenvolva estratégias personalizadas

Cada data comercial carrega consigo características únicas e, por isso, demanda uma abordagem sob medida, que chegue até a sua audiência. 

Seja a Páscoa, a Black Friday ou outras ocasiões sazonais, adaptar o discurso, as ofertas e a identidade visual às particularidades de cada data é um diferencial significativo que deve ser adotado pelas empresas.

engajamento em datas comerciais

As campanhas bem-sucedidas desses períodos destacam-se justamente por isso: a capacidade de se integrar ao contexto de uma data específica. Um grande exemplo de bom aproveitamento de uma data comercial e, principalmente, de adaptação ao contexto externo, é a campanha de dia dos namorados da Natura em 2020.

Esta foi a primeira após o início da pandemia e precisava abordar diversas questões para além do amor romântico, como a situação sanitária mundial. Em um tom super divertido, a marca convidou a comediante Tatá Werneck para um anúncio de 1 minuto e o resultado foi um sucesso, pois a empresa conseguiu verdadeiramente criar uma conexão genuína com seu público e suas necessidades da época.

Diversifique o formato de conteúdo

Seguindo na mesma linha da personalização de conteúdo, outro ponto importantíssimo na exploração das datas comerciais é a diversificação de conteúdo nas estratégias da sua empresa. 

Essa inovação de formatos é crucial na dinâmica de eventos sazonais, pois a diversidade de preferências do público torna necessária a criação de novas formas de prender sua atenção

Em datas como o Natal, por exemplo, reels animados podem criar uma boa atmosfera festiva, além de dezembro ser um mês com uma ótima oportunidade para reviver memes que só aparecem no final do ano. 

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Infográficos claros e informativos, por outro lado, podem facilitar a busca por promoções especiais e simplificar o compilado de ofertas natalinas para os consumidores. 

Além disso, adicionar elementos de storytelling nas campanhas é fundamental para criar uma narrativa envolvente que ressoe emocionalmente na audiência.

Integre o conteúdo com as mídias sociais

Para acompanhar todas essas estratégias, nada melhor do que uma integração eficaz com as mídias sociais da marca. Essa junção, além de potencializar exponencialmente o alcance e o impacto do conteúdo escolhido durante datas comerciais, também proporciona um espaço valioso para interações diretas com o público.

Nesse sentido, o uso assertivo de hashtags específicas e exclusivas para os eventos sazonais pode criar uma identidade única para a campanha da empresa, facilitando o acompanhamento e a participação dos seguidores. 

Desafios relacionados à data comercial, como concursos e sorteios, também são maneiras de incentivar os compartilhamentos por meio de uma participação ativa do público e, com isso, expandir a visibilidade da marca.

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E, por fim, estratégias como lives no Instagram, entrevistas com especialistas no assunto que rende na data comercial e até mesmo a incorporação de elementos de inteligência artificial (IA) nas redes sociais podem proporcionar experiências únicas para o público.

Bom, agora é hora de aproveitar a época de fim de ano para já colocar tudo isso em prática! Nós, da Letra A Comunicação, utilizamos uma abordagem personalizada e criativa para garantir que todos esses pontos se tornem oportunidades tangíveis para construção de marcas memoráveis, perto e longe de datas comerciais. 

Se você deseja elevar seus resultados e seu engajamento em datas comerciais e no cenário geral da sua marca, entre em contato conosco. Vamos juntos impulsionar suas estratégias! 

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Sobre o autor: Ângela Bezerra

Ângela Bezerra é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com MBA em Marketing Estratégico e mestrado em Antropologia. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação e é CEO da Letra A.

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