Em tempos de stories, reels e tik tok, entender o que é a tendência do momento tem sido cada vez mais complexo. 

As plataformas digitais atuam como poderoso termômetro para entender o que interessa ou não a determinado perfil de público. Como as pessoas reagem às novidades que vão surgindo, acaba sendo uma ferramenta estratégica para ajudar no desenvolvimento de ações de marketing e na divulgação em cada plataforma.

E é aqui que o Marketing de Oportunidade entra em cena! É a estratégia que utiliza o que é tendência no momento para impulsionar produtos, serviços e empresas no mercado, trazendo maior destaque para a marca.

Vamos mostrar neste artigo os princípios do marketing de oportunidade e por que essa pode ser uma excelente estratégia para a sua marca. 

Nos acompanhe nessa leitura!

O que é Marketing de oportunidade?

Muito do que consumimos, ouvimos e fazemos hoje em dia é pautado pela internet, principalmente pelas redes sociais. 

O que é tendência no mundo da música? Quais são as cores e roupas da moda? De onde veio aquela frase engraçada que é utilizada aos montes no nosso vocabulário do dia a dia? Por que todo mundo está falando sobre esse assunto? 

Certamente você já se pegou com algumas dessas perguntas na cabeça, não é mesmo?

No universo do marketing, o que é tendência no momento tem sido cada vez mais adotado pelas empresas ao construir sua estratégia de divulgação de um novo produto, serviço e até mesmo da própria marca. 

Esse é o conceito base do que chamamos de marketing de oportunidade, onde toda ação, propaganda e campanha comercial desenvolvida tem como inspiração datas comemorativas, memes da internet, assuntos quentes do momento, entre outras situações interessantes. Tudo isso pode ajudar na construção de uma mensagem atrativa sobre a marca ou produto.

Aqui, o grande diferencial é utilizar as tendências ao seu favor, aproveitando, de fato, o que acontece no mundo atualmente e o que é de interesse coletivo. Assim, é possível fazer a marca ser conhecida por meio de uma linguagem simples e direta e que chame a atenção dos usuários.

Para aprofundar mais esse assunto, leia também: Conheça as métricas do Instagram e aprenda a melhorar seu desempenho 

Quais são as vantagens de investir em marketing de oportunidade?

Utilizar o momento atual ao seu favor 

O marketing de oportunidade reforça a ideia de que a sua empresa está sempre antenada com as tendências do momento e sabe utilizar as novidades, gerando buzz e conversas consistentes sobre o seu produto ou serviço.

Conexão mais direta com o público 

Essa estratégia ajuda, também, na construção de uma conexão entre o público e a marca, ajudando a entender suas dores e desejos que poderão ser aproveitadas em ações futuras.

Visibilidade

O marketing de oportunidade traz grande visibilidade para a marca, promoção instantânea e maior engajamento dos consumidores. Três elementos importantes para as empresas que almejam se destacar no meio online.

Custo-benefício

A grande maioria das ações de marketing de oportunidade não necessita de um alto investimento. Um post nas redes sociais, vídeo no tiktok, newsletter temática e atendimento diferenciado são ótimos exemplos acessíveis de como essa estratégia pode ser aplicada.

Veja também: Quais os benefícios do marketing de relacionamento?

Antes de definir sua estratégia, fique atento a alguns pontos!  

Como falamos no início, as redes sociais vêm modificando cada vez mais a nossa forma de consumo e comportamento. 

Logo, a linguagem informal e com um tom mais “irônico” utilizada amplamente nessas plataformas não deve ser regra na estratégia de marketing de oportunidade para a sua marca.

Lembre-se que antes de criar uma campanha, anúncio ou post no Instagram da sua empresa inspirado em um meme da internet, você está vendendo o seu produto ou serviço. 

Portanto, uma ideia criativa para divulgar sua marca pode dar totalmente errado se não houver um cuidado especial na maneira de como transmitir a sua mensagem. 

Meme pode ser usado para marketing de oportunidade

O tom informal e bem humorado, a grafia das palavras, o contexto em que está inserida a mensagem e, principalmente, o uso de elementos gráficos que irão compor aquela peça são alguns pontos que você deve estar atento antes de compartilhar.

Pautas importantes como diversidade e política são considerados temas sensíveis para se trabalhar em uma estratégia de marketing. 

Fique atento ao risco iminente da mensagem transmitida conter um tom muito apelativo, ou ainda, ser vista de forma desrespeitosa, o que pode causar repercussão negativa entre os clientes.

A dica de ouro nesses casos é: tenha uma equipe de profissionais especializada para evitar erros grosseiros e dores de cabeça. É importante analisar a mensagem com cuidado, para entender se tal tema faz sentido para o objetivo da sua estratégia de marketing. 

E sempre ouça mais de uma opinião – de preferência, de pessoas inseridas em grupos sociais diversos.

Confira agora exemplos bem sucedidos de marketing de oportunidade!

Xuxa no universo da série Stranger Things (Netflix)

É bem difícil encontrar alguém com mais de 30 anos que não conheça a Xuxa, não é mesmo? Em 2016, a Netflix chamou a eterna rainha dos baixinhos para uma ação promocional da série Stranger Things, hoje, um dos maiores sucessos da plataforma. 

O enredo de Stranger Things se passa nos anos 80, mesma época em que Xuxa iniciou sua carreira como apresentadora infantil. No vídeo promocional, Xuxa aparece em uma televisão analógica e usando roupas da época como se estivesse apresentando o seu próprio programa. 

A ação fez muito sucesso, trazendo à tona a nostalgia daquela época.

Mc Donald’s e o Sundae & Junior

Lá em 2019, a dupla Sandy & Junior anunciou a sua turnê comemorativa de 30 anos de carreira e o retorno aos palcos após 12 anos do último show juntos. 

A rede de lanchonetes Mcdonald’s aproveitou a repercussão da turnê e lançou um combo que fazia alusão ao nome dos cantores, o Sundae & Junior, que consistia no sanduíche Mc Chicken tamanho junior acompanhado de um sorvete tipo sundae.

Nos dois exemplos, a ideia central das marcas era estar presente na vida e na conversa dos seus consumidores, e como podemos ver, o objetivo foi mais do que atingido, não é mesmo?

O marketing de oportunidade é uma ótima estratégia para quem deseja atrair maior atenção para sua marca e ser notado pelo mercado e pode ser aplicado para empresas de qualquer porte e segmento. 

É uma estratégia simples e barata – basta ter o olhar afiado com o que anda acontecendo ao seu redor!

Agora que você já entendeu como funciona, é hora de aplicar tudo que você aprendeu aqui nas suas próximas ações de marketing e conquistar resultados satisfatórios. 

Se você achou esse tema interessante, não deixe de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais.

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

Assine a newsletter da Letra A e receba nossos conteúdos em primeira mão!

* indicates required

Intuit Mailchimp

Em tempos de stories, reels e tik tok, entender o que é a tendência do momento tem sido cada vez mais complexo. 

As plataformas digitais atuam como poderoso termômetro para entender o que interessa ou não a determinado perfil de público. Como as pessoas reagem às novidades que vão surgindo, acaba sendo uma ferramenta estratégica para ajudar no desenvolvimento de ações de marketing e na divulgação em cada plataforma.

E é aqui que o Marketing de Oportunidade entra em cena! É a estratégia que utiliza o que é tendência no momento para impulsionar produtos, serviços e empresas no mercado, trazendo maior destaque para a marca.

Vamos mostrar neste artigo os princípios do marketing de oportunidade e por que essa pode ser uma excelente estratégia para a sua marca. 

Nos acompanhe nessa leitura!

O que é Marketing de oportunidade?

Muito do que consumimos, ouvimos e fazemos hoje em dia é pautado pela internet, principalmente pelas redes sociais. 

O que é tendência no mundo da música? Quais são as cores e roupas da moda? De onde veio aquela frase engraçada que é utilizada aos montes no nosso vocabulário do dia a dia? Por que todo mundo está falando sobre esse assunto? 

Certamente você já se pegou com algumas dessas perguntas na cabeça, não é mesmo?

No universo do marketing, o que é tendência no momento tem sido cada vez mais adotado pelas empresas ao construir sua estratégia de divulgação de um novo produto, serviço e até mesmo da própria marca. 

Esse é o conceito base do que chamamos de marketing de oportunidade, onde toda ação, propaganda e campanha comercial desenvolvida tem como inspiração datas comemorativas, memes da internet, assuntos quentes do momento, entre outras situações interessantes. Tudo isso pode ajudar na construção de uma mensagem atrativa sobre a marca ou produto.

Aqui, o grande diferencial é utilizar as tendências ao seu favor, aproveitando, de fato, o que acontece no mundo atualmente e o que é de interesse coletivo. Assim, é possível fazer a marca ser conhecida por meio de uma linguagem simples e direta e que chame a atenção dos usuários.

Para aprofundar mais esse assunto, leia também: Conheça as métricas do Instagram e aprenda a melhorar seu desempenho 

Quais são as vantagens de investir em marketing de oportunidade?

Utilizar o momento atual ao seu favor 

O marketing de oportunidade reforça a ideia de que a sua empresa está sempre antenada com as tendências do momento e sabe utilizar as novidades, gerando buzz e conversas consistentes sobre o seu produto ou serviço.

Conexão mais direta com o público 

Essa estratégia ajuda, também, na construção de uma conexão entre o público e a marca, ajudando a entender suas dores e desejos que poderão ser aproveitadas em ações futuras.

Visibilidade

O marketing de oportunidade traz grande visibilidade para a marca, promoção instantânea e maior engajamento dos consumidores. Três elementos importantes para as empresas que almejam se destacar no meio online.

Custo-benefício

A grande maioria das ações de marketing de oportunidade não necessita de um alto investimento. Um post nas redes sociais, vídeo no tiktok, newsletter temática e atendimento diferenciado são ótimos exemplos acessíveis de como essa estratégia pode ser aplicada.

Veja também: Quais os benefícios do marketing de relacionamento?

Antes de definir sua estratégia, fique atento a alguns pontos!  

Como falamos no início, as redes sociais vêm modificando cada vez mais a nossa forma de consumo e comportamento. 

Logo, a linguagem informal e com um tom mais “irônico” utilizada amplamente nessas plataformas não deve ser regra na estratégia de marketing de oportunidade para a sua marca.

Lembre-se que antes de criar uma campanha, anúncio ou post no Instagram da sua empresa inspirado em um meme da internet, você está vendendo o seu produto ou serviço. 

Portanto, uma ideia criativa para divulgar sua marca pode dar totalmente errado se não houver um cuidado especial na maneira de como transmitir a sua mensagem. 

Meme pode ser usado para marketing de oportunidade

O tom informal e bem humorado, a grafia das palavras, o contexto em que está inserida a mensagem e, principalmente, o uso de elementos gráficos que irão compor aquela peça são alguns pontos que você deve estar atento antes de compartilhar.

Pautas importantes como diversidade e política são considerados temas sensíveis para se trabalhar em uma estratégia de marketing. 

Fique atento ao risco iminente da mensagem transmitida conter um tom muito apelativo, ou ainda, ser vista de forma desrespeitosa, o que pode causar repercussão negativa entre os clientes.

A dica de ouro nesses casos é: tenha uma equipe de profissionais especializada para evitar erros grosseiros e dores de cabeça. É importante analisar a mensagem com cuidado, para entender se tal tema faz sentido para o objetivo da sua estratégia de marketing. 

E sempre ouça mais de uma opinião – de preferência, de pessoas inseridas em grupos sociais diversos.

Confira agora exemplos bem sucedidos de marketing de oportunidade!

Xuxa no universo da série Stranger Things (Netflix)

É bem difícil encontrar alguém com mais de 30 anos que não conheça a Xuxa, não é mesmo? Em 2016, a Netflix chamou a eterna rainha dos baixinhos para uma ação promocional da série Stranger Things, hoje, um dos maiores sucessos da plataforma. 

O enredo de Stranger Things se passa nos anos 80, mesma época em que Xuxa iniciou sua carreira como apresentadora infantil. No vídeo promocional, Xuxa aparece em uma televisão analógica e usando roupas da época como se estivesse apresentando o seu próprio programa. 

A ação fez muito sucesso, trazendo à tona a nostalgia daquela época.

Mc Donald’s e o Sundae & Junior

Lá em 2019, a dupla Sandy & Junior anunciou a sua turnê comemorativa de 30 anos de carreira e o retorno aos palcos após 12 anos do último show juntos. 

A rede de lanchonetes Mcdonald’s aproveitou a repercussão da turnê e lançou um combo que fazia alusão ao nome dos cantores, o Sundae & Junior, que consistia no sanduíche Mc Chicken tamanho junior acompanhado de um sorvete tipo sundae.

Nos dois exemplos, a ideia central das marcas era estar presente na vida e na conversa dos seus consumidores, e como podemos ver, o objetivo foi mais do que atingido, não é mesmo?

O marketing de oportunidade é uma ótima estratégia para quem deseja atrair maior atenção para sua marca e ser notado pelo mercado e pode ser aplicado para empresas de qualquer porte e segmento. 

É uma estratégia simples e barata – basta ter o olhar afiado com o que anda acontecendo ao seu redor!

Agora que você já entendeu como funciona, é hora de aplicar tudo que você aprendeu aqui nas suas próximas ações de marketing e conquistar resultados satisfatórios. 

Se você achou esse tema interessante, não deixe de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais.

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

Postagens relacionadas

Voltar para o blog

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário