Toda instituição – seja pública ou privada – precisa de uma boa assessoria de imprensa. Da mesma forma que considera importante contar com uma assessoria jurídica. Isso porque uma crise de imagem pode surgir a qualquer momento e será necessário administrar a situação e ter um posicionamento a respeito. Uma das alternativas para isso é emitir uma nota de esclarecimento à imprensa.

Mas como fazer essa nota? E quando é realmente necessária? Separamos algumas informações que vão te ajudar a solucionar essas dúvidas.

Antes de mais nada, é preciso compreender que uma nota de esclarecimento faz parte da estratégia de comunicação de uma marca. Ela funciona como um meio de colocar em pratos limpos determinada situação delicada ou anunciar o posicionamento oficial da instituição sobre algum tema.

Os profissionais responsáveis pela elaboração desse texto são os assessores de imprensa. São eles que têm o conhecimento técnico sobre a forma exata de escrever e divulgar na mídia a mensagem que sua empresa necessita. 

Além disso, é a assessoria de imprensa que dá o tom de voz a ser utilizado para as mais diversas situações, de forma que minimize o impacto negativo à imagem do seu negócio. Confira aqui como é o trabalho de uma assessoria.

No entanto, é preciso ter em mente alguns pontos importantes sobre essa nota.

Nota de esclarecimento à imprensa: o que não pode faltar 

O objetivo principal deste texto é contornar, esclarecer ou amenizar os efeitos de uma crise dentro e fora da sua empresa

Seja para fins de comunicação interna, ou para fazer um comunicado à opinião pública sobre determinado tema polêmico, você pode fazer uma nota de esclarecimento.

Outra curiosidade sobre essas notas é que tanto podem ser escritas ou em formato de vídeos, mas neste último caso é preciso ter bem estabelecido quem será o porta-voz da mensagem. Falaremos sobre essa pessoa ao final do texto.

Destacamos alguns elementos que precisam estar presentes neste tipo de posicionamento:

A mensagem deve ser clara e objetiva

A nota de esclarecimento à imprensa deve ir direto ao ponto. Pense: o que precisa ser explicado? O texto deve estar focado justamente nisso. 

É muito importante que o texto ou vídeo não tente enrolar a opinião pública. Se a crise foi divulgada a ponto de você ter que elaborar uma nota, as pessoas já sabem o que aconteceu. Agora é a hora de dar a sua versão aos fatos.

Se a empresa errou, assuma

Não tente justificar um erro. Se sua empresa cometeu alguma falha, você precisa estar preparado para assumir esse equívoco. Não procure motivos para tentar fazer com que as pessoas entendam o que levou a empresa a errar. Isso não interessa a ninguém.

Mostre que a instituição reconhece o erro e assume a responsabilidade de não mais cometê-lo. Esse é o papel de qualquer esclarecimento.

via GIPHY

Tenha um cuidado especial se essa crise surgiu no mundo virtual. O poder de compartilhamento proporcionado pelas redes sociais é enorme. Por isso, as crises podem tomar dimensões ainda maiores do que você imagina.

Nota de esclarecimento à imprensa: não deixe dúvidas

Analise e traga no texto os impactos dessa crise. Não deixe que as pessoas criem suas próprias versões e conclusões. 

Se a situação de crise foi gerada pela insatisfação de seu consumidor com algum produto ou serviço oferecido pela sua empresa, procure solucionar e estabelecer um diálogo atencioso com os prejudicados. 

Se a página da sua empresa recebeu comentários e avaliações negativas, dê um retorno, mostre prontidão e resolução diante do problema enfrentado. Isso evitará dúvidas e especulações desnecessárias quanto à imagem da sua marca.

>> Confira também o texto 8 dicas para lidar com reclamações nas redes sociais

Se desculpe

Se há pessoas ou causas afetadas pelos erros ou intercorrências negativas provocadas por sua marca, peça desculpas. A mensagem precisa ser empática. Se coloque no lugar de quem foi atingido pela crise e traga no texto elementos que reafirmem esse sentimento.

Com isso, você passará para a opinião pública uma imagem humanizada e responsável. Afinal, por trás de toda marca há pessoas e todo mundo gosta quando uma situação desagradável é resolvida com cuidado e atenção especial, não é mesmo?!

Proponha mudanças significativas

Ao longo da nota de esclarecimento à imprensa, lembre-se que você está escrevendo para a mídia e para a sociedade em geral. Então, assuma o compromisso com mudanças reais que possam fazer a diferença para o mundo.

Se envolva com causas ligadas ao erro cometido. Se a polêmica diz respeito a alguma situação de preconceito racial ou homofobia, por exemplo, procure reafirmar que essas questões são relevantes para o seu negócio e que a instituição assumirá posturas que demonstrem isso.

Deu para entender porque uma nota de esclarecimento precisa ser bem pensada e escrita? Qualquer palavra ou expressão mal colocada poderá arruinar a imagem construída por sua marca. Neste caso, será uma crise dentro de outra.

Qual é a importância da nota de esclarecimento à imprensa?

Estabelecer uma comunicação clara, direta e responsável com a mídia é o primeiro passo para tornar a imagem de qualquer empresa respeitada e reconhecida socialmente.

Se esse diálogo funcionar bem, sua marca ganhará a confiança dos mais diversos públicos, como os seus colaboradores, parceiros, clientes e a própria mídia. Dessa forma, uma nota de esclarecimento se torna ferramenta essencial diante de qualquer crise.

E se essa nota precisar de um porta-voz? Alguém que fale pela empresa? A resposta está no próximo tópico.

Como escolher um porta-voz para se posicionar

Esse profissional deve estar alinhado com os propósitos, a missão e os valores da sua empresa. Ele será a imagem e a voz do seu negócio diante de uma crise: sentiu o peso dessa responsabilidade? Pois é! Você precisa escolher bem essa pessoa, se não for você. 

Ela precisa estar por dentro de tudo o que acontece na sua empresa para responder à imprensa e a sociedade com clareza, segurança, precisão e carisma. Para saber mais sobre este ponto leia também o nosso textoQual a função do porta-voz e como escolher a pessoa certa”.

Foram muitas informações até aqui, não é?! Mas, tenho certeza que você sabe a importância de cada uma delas para garantir a boa imagem da sua marca. Agora você já sabe o que é, qual a relevância e quais são os elementos de uma nota de esclarecimento à imprensa.

É importante frisar, mais uma vez, que esse posicionamento é uma das estratégias utilizadas para gerenciamento de crises de imagem. Portanto, deve ser elaborado por um profissional de assessoria de imprensa

Sua empresa precisa ter um plano de comunicação bem estabelecido não só para sobreviver a qualquer situação negativa que tenha repercussão na mídia, como também para ter a imagem construída e fortalecida perante a opinião pública. 

Caso não tenha uma assessoria de imprensa, entre em contato conosco. Nós, da Letra A, podemos te ajudar nessa missão!

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

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Toda instituição – seja pública ou privada – precisa de uma boa assessoria de imprensa. Da mesma forma que considera importante contar com uma assessoria jurídica. Isso porque uma crise de imagem pode surgir a qualquer momento e será necessário administrar a situação e ter um posicionamento a respeito. Uma das alternativas para isso é emitir uma nota de esclarecimento à imprensa.

Mas como fazer essa nota? E quando é realmente necessária? Separamos algumas informações que vão te ajudar a solucionar essas dúvidas.

Antes de mais nada, é preciso compreender que uma nota de esclarecimento faz parte da estratégia de comunicação de uma marca. Ela funciona como um meio de colocar em pratos limpos determinada situação delicada ou anunciar o posicionamento oficial da instituição sobre algum tema.

Os profissionais responsáveis pela elaboração desse texto são os assessores de imprensa. São eles que têm o conhecimento técnico sobre a forma exata de escrever e divulgar na mídia a mensagem que sua empresa necessita. 

Além disso, é a assessoria de imprensa que dá o tom de voz a ser utilizado para as mais diversas situações, de forma que minimize o impacto negativo à imagem do seu negócio. Confira aqui como é o trabalho de uma assessoria.

No entanto, é preciso ter em mente alguns pontos importantes sobre essa nota.

Nota de esclarecimento à imprensa: o que não pode faltar 

O objetivo principal deste texto é contornar, esclarecer ou amenizar os efeitos de uma crise dentro e fora da sua empresa

Seja para fins de comunicação interna, ou para fazer um comunicado à opinião pública sobre determinado tema polêmico, você pode fazer uma nota de esclarecimento.

Outra curiosidade sobre essas notas é que tanto podem ser escritas ou em formato de vídeos, mas neste último caso é preciso ter bem estabelecido quem será o porta-voz da mensagem. Falaremos sobre essa pessoa ao final do texto.

Destacamos alguns elementos que precisam estar presentes neste tipo de posicionamento:

A mensagem deve ser clara e objetiva

A nota de esclarecimento à imprensa deve ir direto ao ponto. Pense: o que precisa ser explicado? O texto deve estar focado justamente nisso. 

É muito importante que o texto ou vídeo não tente enrolar a opinião pública. Se a crise foi divulgada a ponto de você ter que elaborar uma nota, as pessoas já sabem o que aconteceu. Agora é a hora de dar a sua versão aos fatos.

Se a empresa errou, assuma

Não tente justificar um erro. Se sua empresa cometeu alguma falha, você precisa estar preparado para assumir esse equívoco. Não procure motivos para tentar fazer com que as pessoas entendam o que levou a empresa a errar. Isso não interessa a ninguém.

Mostre que a instituição reconhece o erro e assume a responsabilidade de não mais cometê-lo. Esse é o papel de qualquer esclarecimento.

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Tenha um cuidado especial se essa crise surgiu no mundo virtual. O poder de compartilhamento proporcionado pelas redes sociais é enorme. Por isso, as crises podem tomar dimensões ainda maiores do que você imagina.

Nota de esclarecimento à imprensa: não deixe dúvidas

Analise e traga no texto os impactos dessa crise. Não deixe que as pessoas criem suas próprias versões e conclusões. 

Se a situação de crise foi gerada pela insatisfação de seu consumidor com algum produto ou serviço oferecido pela sua empresa, procure solucionar e estabelecer um diálogo atencioso com os prejudicados. 

Se a página da sua empresa recebeu comentários e avaliações negativas, dê um retorno, mostre prontidão e resolução diante do problema enfrentado. Isso evitará dúvidas e especulações desnecessárias quanto à imagem da sua marca.

>> Confira também o texto 8 dicas para lidar com reclamações nas redes sociais

Se desculpe

Se há pessoas ou causas afetadas pelos erros ou intercorrências negativas provocadas por sua marca, peça desculpas. A mensagem precisa ser empática. Se coloque no lugar de quem foi atingido pela crise e traga no texto elementos que reafirmem esse sentimento.

Com isso, você passará para a opinião pública uma imagem humanizada e responsável. Afinal, por trás de toda marca há pessoas e todo mundo gosta quando uma situação desagradável é resolvida com cuidado e atenção especial, não é mesmo?!

Proponha mudanças significativas

Ao longo da nota de esclarecimento à imprensa, lembre-se que você está escrevendo para a mídia e para a sociedade em geral. Então, assuma o compromisso com mudanças reais que possam fazer a diferença para o mundo.

Se envolva com causas ligadas ao erro cometido. Se a polêmica diz respeito a alguma situação de preconceito racial ou homofobia, por exemplo, procure reafirmar que essas questões são relevantes para o seu negócio e que a instituição assumirá posturas que demonstrem isso.

Deu para entender porque uma nota de esclarecimento precisa ser bem pensada e escrita? Qualquer palavra ou expressão mal colocada poderá arruinar a imagem construída por sua marca. Neste caso, será uma crise dentro de outra.

Qual é a importância da nota de esclarecimento à imprensa?

Estabelecer uma comunicação clara, direta e responsável com a mídia é o primeiro passo para tornar a imagem de qualquer empresa respeitada e reconhecida socialmente.

Se esse diálogo funcionar bem, sua marca ganhará a confiança dos mais diversos públicos, como os seus colaboradores, parceiros, clientes e a própria mídia. Dessa forma, uma nota de esclarecimento se torna ferramenta essencial diante de qualquer crise.

E se essa nota precisar de um porta-voz? Alguém que fale pela empresa? A resposta está no próximo tópico.

Como escolher um porta-voz para se posicionar

Esse profissional deve estar alinhado com os propósitos, a missão e os valores da sua empresa. Ele será a imagem e a voz do seu negócio diante de uma crise: sentiu o peso dessa responsabilidade? Pois é! Você precisa escolher bem essa pessoa, se não for você. 

Ela precisa estar por dentro de tudo o que acontece na sua empresa para responder à imprensa e a sociedade com clareza, segurança, precisão e carisma. Para saber mais sobre este ponto leia também o nosso textoQual a função do porta-voz e como escolher a pessoa certa”.

Foram muitas informações até aqui, não é?! Mas, tenho certeza que você sabe a importância de cada uma delas para garantir a boa imagem da sua marca. Agora você já sabe o que é, qual a relevância e quais são os elementos de uma nota de esclarecimento à imprensa.

É importante frisar, mais uma vez, que esse posicionamento é uma das estratégias utilizadas para gerenciamento de crises de imagem. Portanto, deve ser elaborado por um profissional de assessoria de imprensa

Sua empresa precisa ter um plano de comunicação bem estabelecido não só para sobreviver a qualquer situação negativa que tenha repercussão na mídia, como também para ter a imagem construída e fortalecida perante a opinião pública. 

Caso não tenha uma assessoria de imprensa, entre em contato conosco. Nós, da Letra A, podemos te ajudar nessa missão!

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

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