Você certamente entende o que o marketing pode fazer pelo seu negócio e talvez, inclusive, já aplique algumas estratégias na sua empresa. Mas sabe o que é Endomarketing? E mais: entende sua importância para o fortalecimento da cultura organizacional, a redução do turnover e a sustentabilidade da sua marca?

Neste artigo, vamos explicar por que o marketing deve começar de dentro para fora, as razões pelas quais o endomarketing é vital para a sua empresa e tudo o que você precisa considerar para montar uma estratégia de sucesso. Mas, antes, vamos de alerta!

Brasil lidera índice de turnover no mundo

Uma pesquisa realizada pela Robert Half aponta que o Brasil lidera o índice de rotatividade de funcionários em todo o mundo, com 56% de turnover. O estudo utilizou dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e mostrou que o país também se destaca pela taxa de desligamentos voluntários – quase metade das demissões.

Ainda segundo a empresa de recrutamento, entre os principais motivos para o alto turnover no Brasil, estão a falta de reconhecimento profissional, salarial e de um plano de carreira, o não alinhamento de expectativas, e o principal: a baixa qualidade do clima organizacional. 

o que é endomarketing

O que é Endomarketing?

Também conhecido como “marketing interno”, é a prática de aplicar técnicas e estratégias de marketing voltadas para o público interno. Isso inclui funcionários, gestores e todos aqueles que fazem parte da organização direta ou indiretamente. Dessa forma, também, ajuda a atrair profissionais altamente qualificados para os quadros da empresa.

O objetivo do Endomarketing é promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo, onde os colaboradores se sintam valorizados e motivados.

Neste sentido, o Endomarketing desempenha um papel crucial nas organizações, pois afeta diretamente a cultura empresarial, o nível de satisfação da equipee, por consequência, o desempenho da empresa como um todo. Afinal, qual o ativo mais importante para uma empresa se não as pessoas?

Pensando nisso, listamos abaixo 4 razões centrais pelas quais o endomarketing é vital para a sua empresa:

  1. Engajamento dos colaboradores: Pessoas motivadas são mais produtivas e leais à empresa. Uma estratégia de Endomarketing eficaz pode criar um ambiente que engaje seus funcionários e aumente sua aderência aos valores da marca.
  2. Retenção de talentos: Quando os funcionários se sentem valorizados e satisfeitos, eles tendem a permanecer na empresa por mais tempo na empresa, reduzindo os custos com folha de pagamento, recrutamento e treinamento.
  3. Melhoria da comunicação interna: O endomarketing promove uma comunicação interna eficaz e, dessa forma, contribui para garantir que todos estejam alinhados com as metas e objetivos do negócio.
  4. Impacto na comunicação externa: Funcionários engajados são embaixadores naturais da marca e constituem uma importante prova social para melhorar a reputação da empresa perante os clientes e parceiros.

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Como construir uma estratégia de Endomarketing de sucesso

Agora que você já entendeu o que é Endomarketing e certamente está convencido da sua importância, vamos compartilhar algumas táticas valiosas que você pode começar ainda hoje para construir uma estratégia de sucesso:

  • Conheça a sua equipe: Entender as necessidades, expectativas e desafios da sua equipe é o primeiro passo. Para tanto, realize pesquisas de clima e entrevistas que vão fornecer feedbacks e insights importantes.

  • Defina objetivos claros: Estabeleça metas e objetivos concretos para a sua estratégia de Endomarketing. Por exemplo: reduzir o turnover em 15% no primeiro ano. Isso ajudará a manter o foco e a medir o progresso.

  • Reconhecimento e recompensas: Implemente programas de recompensa para premiar o desempenho dos seus colaboradores. Às vezes, ações simples são capazes de levantar o moral de quem está se sentindo desmotivado.

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  • Capacitação e desenvolvimento: Invista no desenvolvimento profissional de sua equipe fornecendo treinamentos e oportunidades de crescimento. Entenda que os excelentes profissionais buscam mais do que uma boa remuneração!

  • Apoio da liderança: Envolva os gestores e lideranças da empresa, mostrando a importância do Endomarketing e obtendo o seu apoio ativo.

  • Comunique de forma eficaz: Invista em canais de comunicação – como reuniões, e-mails, intranet e redes sociais internas – para transmitir informações importantes.

  • Por último e tão importante quanto:

Conte com uma Assessoria de Comunicação profissional

Num mundo onde o excesso de informação tem impacto direto sobre o foco da mensagem, é importante contar com profissionais especializados. E é aqui que nós entramos em cena! A Letra A é a parceira ideal para implementar uma estratégia de Endomarketing sob medida para sua empresa.

Nossa equipe tem décadas de experiência em assessoria de imprensa e comunicação institucional, o que inclui uma compreensão profunda de como se comunicar com os públicos internos e externos, de forma totalmente customizada e alinhada aos objetivos do seu negócio.

Além disso, em situações de crise ou momentos difíceis, uma Assessoria de Comunicação pode fornecer orientação e suporte na gestão de comunicação interna para manter a confiança e a tranquilidade dos seus colaboradores.

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Sobre o autor: Ângela Bezerra

Ângela Bezerra é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com MBA em Marketing Estratégico e mestrado em Antropologia. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação e é CEO da Letra A.

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