Buscar informações online sobre algum produto é o primeiro passo na jornada de compra de um consumidor em potencial! Portanto, é essencial que você construa uma frequência sólida e embasada de conteúdo para a sua marca para garantir o destaque e diferencial competitivo no nicho do seu negócio.
Neste post, vamos te guiar em um passo a passo sobre como construir uma presença digital do zero para qualificar ainda mais o posicionamento da sua empresa. Vem conferir!
O que é e quais são as vantagens da presença digital
Ter presença digital é estabelecer um território — e cuidar dele com frequência — para a sua instituição no mundo da internet. Essa pode se mostrar uma ferramenta poderosa para empresas que desejam investir em marketing digital para facilitar vendas.
Além de tudo isso, quando bem estruturada, a presença digital pode ainda ser o principal canal de comunicação para firmar o propósito e o posicionamento da sua marca, transparecendo-os de forma clara para os leads e clientes.
Não sabe o que é posicionamento de marca? Confira nosso texto sobre o assunto.
Como construir uma presença digital do zero
Caso você ainda não tenha começado a trabalhar na presença digital do seu negócio, vamos te passar algumas estratégias primordiais!
Produção regular de conteúdo
A produção de conteúdo é um dos principais métodos para garantir um espaço no mundo online. Seja por meio das redes sociais ou de ferramentas complementares, como um blog corporativo, é importante que haja um planejamento de comunicação prévio para a estruturação de temas e segurança na assiduidade das publicações.
Dá uma olhada no nosso texto sobre como montar um calendário editorial para o seu Instagram!
Outro ponto essencial é que as publicações sejam pensadas para educar o seu público-alvo, montando uma jornada de compra individual para cada etapa do seu funil e facilitando a tomada de decisão de um possível comprador.
Se você ainda não conhece bem o seu público, pode conferir nosso texto sobre personas. A branding persona te ajuda a conhecer melhor “quem” é a sua organização, enquanto a buyer persona te dá mais detalhes sobre quem é o seu cliente.
Isso é uma análise crucial para começar a construir sua presença digital do zero, porque não adianta produzir conteúdo sem saber exatamente o que falar e para quem você está falando.
Investimento em SEO
O famoso SEO, sigla para Search Engine Optimization, é uma excelente estratégia que visam melhorar a sua presença digital ao alcançar uma posição melhor na busca do Google.
Ao escrever um texto otimizado para o SEO, você melhora as suas chances de receber um clique de um cliente em potencial, porque os resultados que aparecem nas primeiras páginas da pesquisa têm muito mais chances de serem cogitados pelo consumidor do que das páginas seguintes.
Estratégia de Mídia Paga
E falando em posicionamento no Google e número de cliques… temos a estratégia em mídia paga! Esse método consegue impulsionar as suas publicações por meio de um investimento em dinheiro para alcançar um público ainda mais específico.
Além de garantir essa expansão, as ferramentas para “impulsionamento” de anúncios também oferecem a possibilidade de metrificação e análise de resultados alcançados.
Conteúdo interativo em vídeo
Com o crescimento gigantesco do TikTok, outras redes também estão apostando em conteúdos interativos no formato de vídeo. Como todas as novidades, estes são cada vez mais valorizados pelos algoritmos de todas as plataformas.
Aproveite a versatilidade do formato para criar vídeos abordando a sua área de atuação e os principais produtos ou serviços de sua empresa. Hora de colocar a criatividade para jogo!
Você pode falar do seu produto, dos bastidores da empresa, contar histórias, e muito mais. O videomarketing te apresenta muitas possibilidades.
Ferramentas para impulsionar a presença digital
Agora vamos conhecer mais três ferramentas que podem ser grandes aliadas no processo de criação de uma presença digital do zero.
Email marketing
Engana-se quem pensa que os emails são coisa do passado, hein? O email marketing é uma excelente estratégia para manter contato com o seu possível cliente mesmo que ele não efetue, de fato, uma compra imediata logo após a procura.
Newsletter
Conseguindo ser, em alguns aspectos, parecida com o email marketing, a newsletter pode ser escolhida como uma forma de disparar “cartas” constantes para seu público-alvo. Ela pode vir acompanhada de um material rico gratuito, um call to action (CTA) ou ainda servir de meio de comunicação para anunciar promoções de sua empresa.
Blog Corporativo
Ao contrário das duas últimas opções, os blogs corporativos não são enviados diretamente para o seu público, mas alimentam de forma constante uma ferramenta paralela do seu negócio: o site.
Além de facilitar a aparição da marca nas buscas do Google por meio do uso correto de palavras-chave (lembra do SEO?), essa estratégia também aumenta a autoridade da empresa, tornando-a referência em determinado assunto.
Tudo pronto? Então mãos à obra! E não esqueça de compartilhar este texto nas suas redes sociais para já começar marcando uma presença digital por aí.