Manter um bom relacionamento com a imprensa é um trunfo que todo empresário gostaria de ter. Se duradoura, essa relação pode trazer muitos benefícios para a visibilidade da marca e, consequentemente, contribuir para a melhoria da imagem institucional, aumentando as possibilidades de negócios.  

Quer saber como melhor abordar jornalistas e como conservar um bom networking com os comunicadores da sua cidade? Continue no nosso texto que vamos te explicar. 

Por que manter um relacionamento com a imprensa

A principal razão para cultivar um contato amigável com os veículos de comunicação é o leque de oportunidades que esse convívio pode trazer. 

 

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Os portais de notícias, emissoras de TV, rádios e impressos sempre abordam assuntos de interesse da sociedade, que não são necessariamente os  mesmos da sua instituição. 

Sendo assim, divulgar um assunto de interesse corporativo de forma direta pode ser difícil, até porque o jornalismo é diferente da publicidade. 

Mas com a construção de um bom relacionamento com a imprensa, sua marca pode ser incluída nas matérias de interesse do público como fonte ou personagem, tendo visibilidade de forma indireta e gratuita.

Visibilidade

Todo mundo consome informação pelos veículos de comunicação tradicionais – rádio, TV e impresso. Seja lendo um jornal antes de sair para o trabalho, ouvindo o rádio no trânsito ou assistindo a um telejornal à noite. 

O alcance dessas mídias é enorme, e a presença nesses meios de comunicação de massa contribui para que sua marca fique no imaginário coletivo

Autoridade no mercado

Essa aparição por meio de mídia espontânea, seja em reportagens ou entrevistas, pode dar ao seu negócio a competência de autoridade na área de atuação. Dessa forma, é ainda mais natural que para outras pautas do seu nicho, a sua empresa seja convidada a participar.

Para esses casos, é importante que a instituição possua um porta-voz, o gestor, um funcionário do alto escalão ou de função técnica que tenha acesso às informações corporativas, domínio do assunto e que fique confortável nessa interação com câmeras e microfones. 

O porta-voz será o representante da sua marca nesse contato com a imprensa e, com o seu know-how, ajudará a firmar a soberania do seu negócio no setor. 

>> Confira nosso texto sobre como escolher um porta-voz

Credibilidade

As pessoas buscam informações ilibadas, ou seja: não corrompidas. E, em época de fake news, é nos veículos de comunicação que está a confiança do público, e a sua marca só tem a lucrar sendo mencionada positivamente nesse espaço. 

A mídia tradicional traz um peso que outras formas de comunicação, como a digital, ainda não conseguiram alcançar. Mas se você quer conquistar visibilidade no mundo virtual, de forma paga, pode apostar no marketing de influência. 

>> Como escolher um influenciador digital para sua marca 

Agilidade em crises

Uma relação entre instituições privadas e veículos de comunicação não é útil apenas para que a empresa apareça no jornal, mas uma estratégia que também pode vir a calhar quando surgir alguma crise de imagem

 

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Se você mantém um relacionamento com a imprensa da sua cidade, em caso de crise envolvendo sua organização, é possível fazer com que um comunicado esclarecedor seja divulgado ou até mesmo uma entrevista seja agendada.

Mas como cultivar esse contato?

Dicas para cultivar um bom relacionamento com a imprensa

Para quem não trabalha com jornalismo, algumas dicas podem ajudar no trato com os comunicadores. Confira as que separamos a seguir:

Entenda a rotina de uma redação

A redação funciona de forma muito corrida, portanto, tudo o que você puder fazer para se adequar aos horários dos jornalistas será melhor para a construção desse vínculo. Muitas vezes, surgem oportunidades de entrevistas de última hora, por exemplo, e se fazer acessível pode ser crucial para ser cogitado como fonte novamente

 

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Entenda que o deadline, isto é, o prazo para a entrega daquela matéria, costuma ser no mesmo dia do contato, então, responda com agilidade para atender às demandas do jornalista prontamente. 

Além disso, é importante saber o que é do interesse de um jornalista antes de tentar um contato com alguém que esteja cheio de demandas para oferecer uma matéria que não rende. 

Conheça o trabalho do jornalista

Não adianta tentar desenvolver uma relação com um jornalista se não consumir o seu trabalho. Para qual editoria a pessoa escreve? Que temas podem ser do seu interesse? 

Com essas informações, você pode ser mais assertivo no contato e evitar gafes bobas como oferecer uma pauta de Economia para um editor de Cultura. 

Cuidado com o follow up

Sabemos que sempre que alguém concede uma entrevista, a curiosidade pode ser grande para ver o resultado, mas cuidado com o follow up: aquele contato para saber se a matéria vai sair mesmo, se a sugestão de pauta vai ser aceita, entre outros.

 

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Seja gentil e tenha em mente que matérias frias, como as que muitas vezes envolvem empresas privadas, podem cair em função da necessidade de falar de temas mais urgentes

É inteligente não prejudicar seu bom relacionamento com a imprensa ao se frustrar com algo muito comum de acontecer.

Envio de press kits

Uma das estratégias usadas para preservar essa conexão entre instituições é o envio de press kits, que são brindes criativos que acompanham o press release enviado para jornalistas e influenciadores digitais. 

Um press kit não é garantia de publicação, mas uma forma de chamar mais atenção para o assunto que você quer destacar. Se você estiver pensando em mandar um press kit, recomendamos o nosso texto sobre o assunto

Conte com uma assessoria de imprensa

Com todas essas dicas, pode vir a ficar mais fácil manter um vínculo com os jornais e revistas da sua cidade. 

Mas se contar com uma assessoria de imprensa, você vai contar com um trabalho especializado,porque a assessoria já possui um networking, experiência no meio e pode facilitar esse acesso da imprensa à sua instituição.

Além disso, a assessoria de imprensa vai produzir conteúdo e releases sobre a sua marca  para oferecer aos meios de comunicação e despertar o seu interesse nas pautas, entre outras funções.

Ficou interessado? Que tal ler mais sobre o que faz um assessor de imprensa? Acesse o nosso post. 

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Sobre o autor: Ângela Bezerra

Ângela Bezerra é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com MBA em Marketing Estratégico e mestrado em Antropologia. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação e é CEO da Letra A.

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