Se você está se perguntando se deveria contratar uma assessoria de imprensa, é bem provável que você deve. São muitas as formas que esse serviço pode ajudar na divulgação do seu negócio. 

Antes de tomar essa decisão, você precisa entender como o trabalho funciona e todos os benefícios que pode agregar ao fortalecimento da sua marca no mercado.

O que é assessoria de imprensa?

O serviço de assessoria de imprensa é voltado para auxiliar no contato da sua empresa com os veículos de comunicação. Esse trabalho é desenvolvido a partir da criação de press releases, ou comunicados de imprensa, abordando assuntos sobre o seu negócio que tenham o potencial de se tornar notícia

> Confira o nosso texto “Release: o que é e como fazer um texto eficaz?” 

Diferente da publicidade, o papel da assessoria de imprensa é conquistar espaços na mídia sem a contrapartida do investimento financeiro. E uma das estratégias para isso passa pela produção de material que desperte o interesse de jornalistas e editores. 

Também é trabalho da assessoria manter relacionamento com os veículos de comunicação e elaborar uma estratégia assertiva para garantir que onde houver oportunidade, sua marca tenha destaque. 

Diante disso, que tipo de momento é propício para que os projetos e serviços desenvolvidos por sua empresa rendam uma boa pauta nos jornais, portais, emissoras de TV e rádio?

Quando a assessoria de imprensa pode atuar

É importante que você entenda que nem tudo o que acontece na sua instituição é sinônimo de notícia. Mas com a assessoria de imprensa, você terá o auxílio de profissionais que vão distinguir o que é do interesse do público e da mídia. Separamos algumas das oportunidades que são estratégicas para contratar uma assessoria de imprensa.

Construir a autoridade

A depender do tempo de existência da sua empresa, a presença na mídia ajuda a construir ou reforçar autoridade no mercado. Ou seja, mostrar para a opinião pública que você tem domínio sobre os temas comuns ao nicho em que atua.

Entrevistas com o porta-voz são uma das ferramentas usadas para isso. Mas, caso os gestores ainda não estejam preparados para ficar em frente às câmeras e microfones, é também a assessoria de imprensa que fará a orientação sobre como se portar em entrevistas ao vivo ou gravadas

Para isso, é importante que os representantes da marca passem pelo chamado media training, para que se sintam mais seguros e tirem o melhor proveito desse contato.

> Confira nosso texto sobre media training.

Lançamentos de produtos

Lançamento de produtos ou serviços são sempre um bom momento para contratar uma assessoria de imprensa. Novidades na sua empresa devem ser anunciadas e, com a ajuda de uma equipe de comunicação, isso pode virar notícia. 

Jornalistas amam assuntos originais e inéditos, mas para emplacar a sua pauta na imprensa, é necessário um contato feito por quem já sabe como fazer a abordagem e com quem falar

E, no caso de os jornais entrarem em contato com a sua marca, você já teria uma equipe preparada para atender essa demanda. Nesses dois casos, a assessoria de imprensa entra em ação.

Relacionamento com influenciadores

Além de realizar a divulgação nos veículos de comunicação convencionais, a assessoria também pode auxiliar no relacionamento da  marca com influenciadores e no envio de press kits

Confira nosso texto sobre o que é um press kit.

Atualmente, o marketing de influência é um dos principais pilares na divulgação das marcas, mas muitos gestores podem não saber como fazer o approach com os criadores de conteúdo da forma correta. Como saber qual influenciador é o adequado para a ação da sua marca? O que negociar em uma parceria? A assessoria de imprensa também resolve isso!

Assessoria de imprensa e crise de imagem

E se você ou a sua empresa está lidando com uma crise de imagem, definitivamente precisa contratar uma assessoria de imprensa urgentemente. Isso porque os jornalistas tomam conhecimento de conflitos numa rapidez absurda e, com o serviço de assessoria de imprensa ao seu lado, você contará com o suporte de um protocolo sobre como lidar com a polêmica e reconstruir a imagem da marca depois

Com a crise em seu momento mais agudo, é trabalho da assessoria atender às muitas demandas dos jornalistas. Entre elas estão emitir posicionamentos, organizar coletivas de imprensa, analisar o discurso do porta-voz, dimensionar o tamanho do dano sofrido e orientar a maneira mais estratégica para atravessar esse momento difícil o mais rápido possível.

 

via GIPHY

Prevenção de crises

Mas melhor do que lidar com as consequências de uma crise é evitar que ela aconteça. Com a assessoria de imprensa, você terá orientação profissional sobre como proceder para prevenir incêndios. Para isso, é indicado contar com um suporte profissional atento a possíveis problemas que possam causar prejuízo à imagem da sua marca, antes que aconteçam

Como contratar uma assessoria de imprensa

O profissional de assessoria pode trabalhar em três formatos: dentro da instituição, como freelancer ou terceirizado por uma agência especializada, como é o caso da Letra A Comunicação. 

Dentro da empresa, o profissional acompanha o dia a dia do seu negócio, visando detectar pautas. Caso você não sinta essa necessidade a longo prazo, mas queira divulgar um evento ou algo pontual, um profissional freelancer pode atender as demandas. 

Entretanto, o relacionamento com a imprensa é algo construído a longo prazo, então o contato da empresa com a mídia deve ser perene. Essa durabilidade você pode encontrar em uma agência. 

 

via GIPHY

Por ter clientes de diversos segmentos, a agência mantém contato diário com os veículos de comunicação. E, em contrapartida, já costuma ser procurada para “salvar o dia” das redações, quando os jornalistas precisam de alguma sugestão de pauta entregue de forma rápida e objetiva.

Resultados do trabalho de uma assessoria de imprensa

E como saber se o trabalho da assessoria tem surtido efeito? Para isso, a agência de comunicação costuma emitir relatórios mensais ou ao fim do trabalho pontual. 

Além disso, diariamente também é enviado o clipping, que é um apanhado de tudo que saiu na imprensa sobre a sua marca: entrevistas, reportagens, mensões e até o que é chamado clipping de mercado, que reúne informações sobre o seu setor e possíveis concorrentes.

> Clipping: o que é e como influencia na estratégia de comunicação? 

Se com todas essas justificativas você ainda tiver dúvidas sobre a importância de contratar uma assessoria de imprensa, entre em contato com a Letra A Comunicação (letraa@letraa.com.br). 

Teremos o maior prazer em te explicar mais sobre o nosso trabalho e traçar estratégias para ajudar a aprimorar a comunicação da sua empresa. 

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

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Se você está se perguntando se deveria contratar uma assessoria de imprensa, é bem provável que você deve. São muitas as formas que esse serviço pode ajudar na divulgação do seu negócio. 

Antes de tomar essa decisão, você precisa entender como o trabalho funciona e todos os benefícios que pode agregar ao fortalecimento da sua marca no mercado.

O que é assessoria de imprensa?

O serviço de assessoria de imprensa é voltado para auxiliar no contato da sua empresa com os veículos de comunicação. Esse trabalho é desenvolvido a partir da criação de press releases, ou comunicados de imprensa, abordando assuntos sobre o seu negócio que tenham o potencial de se tornar notícia

> Confira o nosso texto “Release: o que é e como fazer um texto eficaz?” 

Diferente da publicidade, o papel da assessoria de imprensa é conquistar espaços na mídia sem a contrapartida do investimento financeiro. E uma das estratégias para isso passa pela produção de material que desperte o interesse de jornalistas e editores. 

Também é trabalho da assessoria manter relacionamento com os veículos de comunicação e elaborar uma estratégia assertiva para garantir que onde houver oportunidade, sua marca tenha destaque. 

Diante disso, que tipo de momento é propício para que os projetos e serviços desenvolvidos por sua empresa rendam uma boa pauta nos jornais, portais, emissoras de TV e rádio?

Quando a assessoria de imprensa pode atuar

É importante que você entenda que nem tudo o que acontece na sua instituição é sinônimo de notícia. Mas com a assessoria de imprensa, você terá o auxílio de profissionais que vão distinguir o que é do interesse do público e da mídia. Separamos algumas das oportunidades que são estratégicas para contratar uma assessoria de imprensa.

Construir a autoridade

A depender do tempo de existência da sua empresa, a presença na mídia ajuda a construir ou reforçar autoridade no mercado. Ou seja, mostrar para a opinião pública que você tem domínio sobre os temas comuns ao nicho em que atua.

Entrevistas com o porta-voz são uma das ferramentas usadas para isso. Mas, caso os gestores ainda não estejam preparados para ficar em frente às câmeras e microfones, é também a assessoria de imprensa que fará a orientação sobre como se portar em entrevistas ao vivo ou gravadas

Para isso, é importante que os representantes da marca passem pelo chamado media training, para que se sintam mais seguros e tirem o melhor proveito desse contato.

> Confira nosso texto sobre media training.

Lançamentos de produtos

Lançamento de produtos ou serviços são sempre um bom momento para contratar uma assessoria de imprensa. Novidades na sua empresa devem ser anunciadas e, com a ajuda de uma equipe de comunicação, isso pode virar notícia. 

Jornalistas amam assuntos originais e inéditos, mas para emplacar a sua pauta na imprensa, é necessário um contato feito por quem já sabe como fazer a abordagem e com quem falar

E, no caso de os jornais entrarem em contato com a sua marca, você já teria uma equipe preparada para atender essa demanda. Nesses dois casos, a assessoria de imprensa entra em ação.

Relacionamento com influenciadores

Além de realizar a divulgação nos veículos de comunicação convencionais, a assessoria também pode auxiliar no relacionamento da  marca com influenciadores e no envio de press kits

Confira nosso texto sobre o que é um press kit.

Atualmente, o marketing de influência é um dos principais pilares na divulgação das marcas, mas muitos gestores podem não saber como fazer o approach com os criadores de conteúdo da forma correta. Como saber qual influenciador é o adequado para a ação da sua marca? O que negociar em uma parceria? A assessoria de imprensa também resolve isso!

Assessoria de imprensa e crise de imagem

E se você ou a sua empresa está lidando com uma crise de imagem, definitivamente precisa contratar uma assessoria de imprensa urgentemente. Isso porque os jornalistas tomam conhecimento de conflitos numa rapidez absurda e, com o serviço de assessoria de imprensa ao seu lado, você contará com o suporte de um protocolo sobre como lidar com a polêmica e reconstruir a imagem da marca depois

Com a crise em seu momento mais agudo, é trabalho da assessoria atender às muitas demandas dos jornalistas. Entre elas estão emitir posicionamentos, organizar coletivas de imprensa, analisar o discurso do porta-voz, dimensionar o tamanho do dano sofrido e orientar a maneira mais estratégica para atravessar esse momento difícil o mais rápido possível.

 

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Prevenção de crises

Mas melhor do que lidar com as consequências de uma crise é evitar que ela aconteça. Com a assessoria de imprensa, você terá orientação profissional sobre como proceder para prevenir incêndios. Para isso, é indicado contar com um suporte profissional atento a possíveis problemas que possam causar prejuízo à imagem da sua marca, antes que aconteçam

Como contratar uma assessoria de imprensa

O profissional de assessoria pode trabalhar em três formatos: dentro da instituição, como freelancer ou terceirizado por uma agência especializada, como é o caso da Letra A Comunicação. 

Dentro da empresa, o profissional acompanha o dia a dia do seu negócio, visando detectar pautas. Caso você não sinta essa necessidade a longo prazo, mas queira divulgar um evento ou algo pontual, um profissional freelancer pode atender as demandas. 

Entretanto, o relacionamento com a imprensa é algo construído a longo prazo, então o contato da empresa com a mídia deve ser perene. Essa durabilidade você pode encontrar em uma agência. 

 

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Por ter clientes de diversos segmentos, a agência mantém contato diário com os veículos de comunicação. E, em contrapartida, já costuma ser procurada para “salvar o dia” das redações, quando os jornalistas precisam de alguma sugestão de pauta entregue de forma rápida e objetiva.

Resultados do trabalho de uma assessoria de imprensa

E como saber se o trabalho da assessoria tem surtido efeito? Para isso, a agência de comunicação costuma emitir relatórios mensais ou ao fim do trabalho pontual. 

Além disso, diariamente também é enviado o clipping, que é um apanhado de tudo que saiu na imprensa sobre a sua marca: entrevistas, reportagens, mensões e até o que é chamado clipping de mercado, que reúne informações sobre o seu setor e possíveis concorrentes.

> Clipping: o que é e como influencia na estratégia de comunicação? 

Se com todas essas justificativas você ainda tiver dúvidas sobre a importância de contratar uma assessoria de imprensa, entre em contato com a Letra A Comunicação (letraa@letraa.com.br). 

Teremos o maior prazer em te explicar mais sobre o nosso trabalho e traçar estratégias para ajudar a aprimorar a comunicação da sua empresa. 

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

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